segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Qualificando o título

O título deste blog não foi escolhido em vão...
Considerando que o tema geral abordado e discutido neste espaço será a Educação Domiciliar, poder-se-ia imaginar que o título óbvio para o blog seria "homeschooling", ou "Educação Domiciliar".
Pois bem... os referidos nomes não foram utilizados por dois motivos: primeiramente, já havia outros blogs utilizando títulos iguais ou bastante semelhantes; em segundo lugar, creio que o caráter que diferencia este espaço de outros direcionados ao homeschooling é, justamente, a ideia de que instruir os filhos em casa tem como uma de suas grandes vantagens possibilitar que a construção do conhecimento elaborado se dê no dia-a-dia da criança, tornando-se, assim, parte de seu cotidiano e ocorrendo de forma natural.
Não pretendo entrar, neste momento, em discussões mais aprofundadas sobre o que considero natural ou não-natural. Quero, tão somente, expor que instruir as crianças no seio da família pode fazer com que a formação acadêmica se torne uma parte da vida do sujeito que não precisa ser imposta ou forçada, mas que ocorrerá naturalmente, seguindo o curso da existência sem grandes choques ou rupturas.
No futuro poderemos discutir e refletir bem mais sobre isso... Porém, para o momento, gostaria de agradecer a você que está dedicando alguns minutos para ler estas postagens, e lhe convidar para participar desta discussão. Seja você a favor ou contra a o ensino doméstico, peço que, ao menos, reflita sobre os argumentos relativos a esse assunto e colabore com suas análises. Seja você um doutor ou uma dona de casa, sua contribuição será muito bem-vinda – e, considero eu, grandemente necessária.
Creio que o homeschooling não deve ser descartado ou “engolido” por todos... Mas deve ser discutido. E você, ou melhor, todos nós somos a chave para que essa discussão ocorra da forma mais ampla e significativa possível...
Seja bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação... ela é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...