terça-feira, 13 de março de 2012

Conversa sobre ED no Conexão Futura

Para quem não assistiu, aí vai o vídeo do programa Conexão Futura sobre Tradição e Modernidade na Educação que abordou um pouco da Educação Domiciliar.
Como vocês irão notar, a visão passada sobre ED não foi tão positiva, mas creio que a discussão foi válida por levantar questões importantes e pela divulgação do tema.
Assista, tire suas conclusões e comente...



2 comentários:

  1. Meus parabéns ao Cleber pelas respostas, especialmente pela que deu à pergunta tendenciosa sobre socialização que a apresentadora lhe fez. Fábio, acho que o programa foi muito útil para a divulgação da educação domiciliar. Deu pra perceber que o argumento do Celso é frágil. Ele desconhece fatos fundamentais do homeschooling: os pais não se tornam homeschoolers porque estão preocupados só com a instrução dos filhos - é muito mais que isso, como sabemos; também acho que ninguém pretende se tornar um médico na sala de casa, como sugere o Celso; e é incompreensível o seu argumento de que os pais são incapazes de ensinar os filhos a serem (?), a empreenderem, a conviverem etc. Mas muito menos do que ele sabe a apresentadora, que chega a sugerir, confusamente, que a experiência escolar dos filhos do Cleber influenciaram positivamente o seu aprendizado posterior. Enfim, acho que a defesa que o Celso fez da necessidade de negociação do Estado com os pais que educam os filhos em casa também foi muito louvável.

    ResponderExcluir
  2. Brasil de hoje e de ontem, é um país de "concursos" ou "padrinhos"...A competência é baseada na sorte quem um candidato tem em marcar algumas questões de uma prova ou ter alguém que o "indique" a um cargo.
    É claro que se meus filhos optarem por uma profissão onde se deve haver vocação/teoria/prática/"treino"...como citou o educador Celso Antunes; se faz necessário cursar Medicina . Mas até lá, é necessário que meus filhos tenham condições principalmente psicológicas para "tomar gosto" em aprender...
    Aquela escola citada pelo educador é particular ou chama-se Utopia. O governo não consegue "organizar" o que ele próprio atrapalhou...
    Adeptos da Educação Domiciliar têm condições de se destacarem em muitos aspectos citados pelo professor. Basta querer comparar!

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação... ela é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...